Educação Infantil



Na Educação Infantil atendemos crianças de 3 a 6 anos. Os princípios didáticos e metodológicos têm como base os conhecimentos cognitivo, psicomotor e afetivo em uma perspectiva sociointeracionista, visando garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em linhas com a BNCC. A Escola propicia autonomia, iniciativa, criatividade e construção de conhecimentos, com seus primeiros signos e significados, transformando a curiosidade natural das crianças em novos padrões cognitivos proporcionando a compreensão do mundo e da sociedade em que a criança está inserida. Nossos Projetos pedagógicos se constituem na forma de organização didática mais adequada às novas expectativas da sociedade atual. Eles permitem trabalhar com grande diversidade de conteúdos, de várias áreas, privilegiando o estabelecimento de relações e a comparação entre o conhecimento trazido pelas crianças, a partir de experiências pessoais, o de seus pares e o conhecimento formal, de competência da escola. O papel do educador/professor é primordial nesse período, pois sua presença afetiva e seu apoio trazem sustentação para os desafios pessoais e coletivos que se apresentam. Família e Escola têm o compromisso de manter um diálogo permanente, ações coordenadas, visando à coerência na formação de valores e na construção de limites. As aulas de Conhecimento de Mundo são desenvolvidas através de unidades temáticas baseadas em ações que englobam conhecimento lingüístico, matemático, natural e social.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais



Para formar com atitude, o Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Colégio Guimarães concretiza os valores que o aluno começou a desenvolver desde a Educação Infantil. O ensino é voltado ao desenvolvimento das habilidades cognitiva, social e afetiva. A criança recebe os conteúdos para a sua formação intelectual e obtém oportunidades de se desenvolver plenamente, se tornando um cidadão participativo no futuro. Variando em conteúdo e método, tal segmento trabalha os diversos letramentos e linguagens do mundo, sempre respeitando as fases de desenvolvimento dos alunos. As crianças ampliam significativamente seu vocabulário, dominam as operações matemáticas básicas, criam autonomia para a leitura e refinam as habilidades psicomotoras. Vivenciando processos enriquecedores em aulas dinâmicas e contextualizadas e de uma aprendizagem significativa, o aluno percebe seu crescimento à medida que lê, escreve e apresenta idéias novas, usa seu raciocínio lógico nas diversas situações do cotidiano além de ampliar sua capacidade de reflexão e de fazer escolhas.

Ensino Fundamental – Anos Finais



O Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) as propostas de trabalho oferecem oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento do potencial do aluno, proporcionando-lhe sólida formação acadêmica e apropriação de valores humanísticos, rumo ao exercício da cidadania. Com materiais didáticos mais sistematizados, integrados às Plataformas Digitais que nos permite, pedagogicamente, personalização do ensino e maior foco no desenvolvimento da aprendizagem. com ênfase no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais. Debates sobre os problemas sociais da atualidade e a conscientização do jovem como elemento transformador da sociedade fazem parte do cotidiano pedagógico das diversas disciplinas do currículo, tornando-se estratégias importantes de formação do jovem para a cidadania, a valorização da ética e da solidariedade.

Orientações




A disciplina escolar consiste na conduta dos alunos num ambiente escolar, sendo que este deve agir consoante as normas preestabelecidas pela instituição de ensino. Um aluno indisciplinado é aquele que não segue as regras determinadas pela escola. Diante da necessidade do cumprimento das regras, elencamos:

Entrada - O horário de entrada deve ser respeitado, tendo tolerância máxima de quinze minutos em situações esporádicas. Após esse horário, o ingresso só será permitido na 2ª aula. No caso de o pai ou responsável trouxer o aluno à escola com atraso, haverá a necessidade de justificava junto à Coordenação.

Atraso - Nos toques entre aulas não é permitida a saída de sala. Não é permitido o atraso de alunos entre os horários de aulas e após o recreio. O aluno que se atrasar para as aulas será encaminhado à Coordenação Pedagógica. É expressamente proibida a interrupção das aulas para avisos ou recados entre alunos. Tal ação deverá ser praticada em momento oportuno.

Permanência em Sala - Evitando possíveistranstornos, informamos não ser permitida a permanência em sala de aula durante os intervalos.

Saída - Durante o horário das aulas, o aluno não poderá se ausentar do Colégio, exceto com permissão da Coordenação, cuja autorização será obtida mediante a solicitação dos pais e devidamente registrada. O não respeito a este item implicará em medidas disciplinares.

Faltas - Todas as aulas têm igual importância. Portanto, é fundamental que o aluno falte o mínimo possível, tendo o cuidado de comunicar à Escola, a fim de que sua justificativa seja registrada para que o aluno possa repor atividades realizadas durante sua ausência. A justificativa será validada no caso de apresentação do atestado médico.

Uniforme - O uso do uniforme é um forte aliado na questão de segurança, pois permite a identificação do aluno, tanto dentro como fora da instituição. Assim sendo, o uniforme é de uso obrigatório em todas as atividades realizadas no Colégio, seja no período da manhã ou da tarde. O uso de chinelo e sandália só será permitido em caso de impossibilidade do uso de tênis, mediante apresentação de atestado médico. Por questões de educação e para assegurar uma atividade adequada, não será permitido o uso de bonés ou outros adereços durante as aulas. A frequência às aulas de Educação Física está condicionada ao uso do uniforme completo (Bermuda, Camisa, Tênis e Meia). O uso da camisa dos Jogos Internos só permitido durante o evento.

O Material Didático - O aluno deverá se apresentar diariamente, com o material didático necessário às aulas e com suas tarefas escolares realizadas. A falta do material ou a não-realização e/ou entrega de tarefas resultarão no encaminhamento do aluno à Coordenação. É expressamente proibido o uso de material didático reproduzido ou reutilizados de anos anteriores.

Plataforma Digital - Trabalhamos com Sistema de Ensino no qual a plataforma digital é parte integrante e de uso obrigatória, igualmente ao livro didático. Sendo sua senha individual e intransferível, com validade de um ano.

Atestado Médico - Conforme Lei 2014/92 Art. 1º - Fica obrigatória a apresentação de atestado médico de aptidão física, no ato da matrícula nas escolas, academias e ginásios de artes marciais, musculação e ginástica de qualquer tipo, que deverá ser renovado a cada 12 (doze) meses, arquivado e anotado na ficha do aluno ou usuário.

Cuidado com as Condutas Inadequadas - São vetadas condutas inadequadas no ambiente escolar, as quais serão advertidas pelo controle disciplinar. Caso haja persistência na atitude, os alunos serão encaminhados à Coordenação.

Hábitos Saudáveis - A escola não permite, em suas dependências internas e externas, a prática de hábitos prejudiciais à saúde, como uso de cigarro, entre outros. O descumprimento da norma implicará no encaminhamento do aluno à direção, configurando ocorrência disciplinar grave.

Não traga objetos que dispersem a atenção - Não é permitido o uso de objetos que dispersem a atenção durante o horário de aula (revistas, jornais, celulares, etc.) No caso de reincidência, o objeto será retido pela Coordenação, sendo entregue apenas aos responsáveis. Evite portar objetos de valor, pois a responsabilidade sobre estes é exclusivamente do aluno, escola não se responsabilizará por perdas e danos causados a esses objetos.

Evite Agressões Físicas e Verbais - Toda e qualquer forma de agressão é inadmissível. Caso aconteça: O aluno será encaminhado à Coordenação, configurando ocorrência disciplinar grave. Respeite colegas, alunos e funcionários. Valorize princípios democráticos. Evite apelidos. Denuncie ações discriminatórias.

Respeite o Património da Escola - Todos são responsáveis pela manutenção do patrimônio da escola. A não conservação por parte do aluno ou da turma resultará: encaminhamento à Direção Escolar, configurando ocorrência disciplinar grave. O conserto ou reposição dos objetos danificados ficará sob a responsabilidade dos responsáveis.

Processo Sócio Educativo - As medidas disciplinares são individualizadas e proporcionais à gravidade do caso:

1. Orientação: momento no qual a coordenação fará um trabalho de aconselhamento e conscientização com o aluno;
2. Advertência Oral: o aluno encaminhado à coordenação, de acordo com a norma infringida, dependendo da gravidade do fato, será advertido oralmente e haverá o registro na sua ficha de acompanhamento individual.
3. Advertência Escrita: o aluno reincidente, de acordo com a norma infringida, dependendo da gravidade do fato, receberá advertência escrita. O retorno do aluno às aulas estará condicionado à devolução da advertência assinada pelo responsável. Na 2ª advertência, os pais serão chamados à Escola e a entrada do aluno estará condicionada à presença dos responsáveis.


Processo Avaliativo


A nota bimestral do aluno é o resultado da soma dos três elementos que compõe o processo de avaliação.

Avaliação Bimestral – AB - Essa parte do processo de avaliação totaliza 10,0 (dez) pontos e consta da aplicação de uma avaliação escrita ou online em cada componente curricular.

Simulado Mensal – SM - Será atribuído a essa parte do processo avaliativo 5,0 (cinco) pontos em cada componente curricular. Sendo composta por dois dias de avaliações, formada por 05 (cinco) questões de marcar X de cada disciplina. Utilizamo o simulado FTD em dois dos quatro simulados realizados durante o ano. Na segunda e quarta Unidade.

Atividades Diversificadas – AD - Atribuem-se 5,0 (cinco) pontos as tarefas de casa, testes, trabalhos escolares, thinglink, padlet, e-book, kahoot, atividades no Iônica e apresentações de projetos realizados ao longo dos bimestres.

Cálculo da Nota



A média final do aluno, em cada componente curricular, é o resultado da média das respectivas notas bimestrais.

MF = (MB1) + (MB2) + (MB3) + (MB4) MF ≥ 6,0 (seis) APROVADO
                                    4 MF < 6,0 (seis) RECUPERAÇÃO FINAL

MF = média final anual no componente curricular
MB = média bimestral no componente curricular

A promoção para o ano seguinte dar-se-á, regularmente, ao final do ano letivo, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver a média final igual ou superior a 6,0 (seis), em cada componente curricular, e alcançar a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas previsto para o ano.

Processo de Recuperação - A escola proporciona estudos de recuperação:

Bimestral, desenvolvida ao final do bimestre, intimamente ligada ao processo ensino/aprendizagem. A recuperação bimestral pressupõe a realização de provas específicas com a finalidade de alterar notas já obtidas e Final, após o término do último bimestre letivo, para o aluno que não foi promovido.