Nossa História

Como tudo começou...
A Sra. Alary Santos Guimarães ou Tia Lare, desde criança tinha o sonho de fundar uma escola. Em meados dos anos 70 passou por estas imediações onde, na época, estavam sendo criados os Conjuntos Pratagy e Santa Cecília. O Conjunto Castelo Branco já existia nesta localidade. Posteriormente, em 1977, a junção destes três (03) conjuntos habitacionais deram origem ao Bairro da Jatiúca.

Ainda com sua idéia empreendedora e pressentindo que ali seria um excelente local, a nossa Mantenedora começou a pôr em prática o seu sonho de abrir uma Escola voltada para a Educação Infantil.
Com toda a determinação que sempre lhe foi característica, no dia 04/08/1971, D. Alary fundou o Jardim Infantil Guri, na Avenida Luiz Ramalho de Castro. Apenas alguns meses depois a Escola foi transferida para o atual endereço, na Avenida Paulo Falcão, no 1086.
E vocês pensam que tudo foi um mar de rosas? Não mesmo!!! Com toda a família envolvida no projeto, as férias de final de ano já não eram mais as mesmas: Alary, Jorge, Sérgio, Kay e Fábio se reuniam na escola para fazerem os mais variados serviços, desde ajudar na construção até lavar o pátio onde os alunos brincavam. E assim o sonho da menina do interior foi se materializando.

Após 04 anos, 06 meses e 15 dias de experiência, a Escola conseguiu ser registrada como instituição de ensino, em 19/02/1976.
Inicialmente, a escola só atendia a Educação Infantil - do Maternal ao 1o ao Jardim 3 (Alfabetização). Porém, os pais solicitaram à Diretora que abrisse as séries posteriores, pois não queriam transferir os seus filhos para outra Escola.
Atendendo a este pedido e tendo consciência do excelente trabalho prestado, em 20/11/1987, foi implantado o Ensino Fundamental - da 1a a 4a série e, quinze anos depois da sua Fundação, a Instituição recebeu o nome de Escola de Pré-Escolar e 1o grau “Educandário Guri”.

Assim, a Escola foi trabalhando, se desenvolvendo e mostrando para a Comunidade que trabalhava com responsabilidade, o que a fez crescer a ponto de atender a mais um pedido. Desta vez, dos próprios alunos, pois queriam permanecer na Escola e sugeriram a criação de um novo ciclo de ensino. A Direção atendeu ao novo pedido e com ele, veio a polêmica para um novo nome para a Instituição, porque, a partir daí, a Escola atenderia a alunos da Educação Infantil a 8a série e, assim sendo, mais uma vez, teria que trocar de nome. Para surpresa da D. Alary, os alunos sugeriram o nome de COLÉGIO GUIMARÃES, por acharem que ela já estava velhinha, que logo morreria e que a Escola seria assim chamada para homenageá-la.

Com a necessidade de ampliar o seu espaço físico e dar mais conforto aos seus alunos, em 12 de maio de 1999, o Colégio adquiriu seu segundo imóvel. Foi quando tivemos a reforma mais expressiva, que corresponde à área da Quadra Poliesportiva, da Cantina e da Piscina.
A terceira aquisição aconteceu em janeiro de 2001, a qual deixou a escola com uma considerável estrutura física, onde foi construído o espaço que hoje abriga a Sala de Informática, o Parquinho e duas Salas de Aula.

Com a certeza de que trilhamos o caminho certo para garantir uma educação de qualidade para os nossos alunos, enfrentando os desafios que surgiram ao longo do caminho e sempre nos atualizando em relação às mudanças que surgiram no decorrer dos anos, completamos meio século de História.

O Colégio Guimarães nasceu há 50 anos com a vocação de contribuir para a formação de crianças e adolescentes da cidade de Maceió. Nossa equipe atual é formada por um quadro de funcionários capacitados e habilitados para sua função e dedicados à nossa proposta pedagógica.

Diretoria Mantenedora

Diretoria Administrativa